16/09/2012

A dura arte de compor personagens


O site tvxtv escreveu sobre composições de personagens, de como é duro separar últimos trabalhos de personagens no ar. É o caso da Personagem da nossa linda Paty, a Constância que está sendo comparada com a Flora e também o caso da fofa da ...Marjorie, que fez em seu último trabalho uma filha que é precionada a fazer tudo que a mãe determinava, assim como acontece com Laura.

TVXTV:
A vida de ator de televisão não é fácil. A arte de interpretar carrega em si uma série de desdobramentos que a maioria dos telespectadores sequer imagina. A literatura sobre o tema, quase sempre não compreensível para leigos, e que apresenta técnicas de interpretação sempre, ou quase, foca-se exclusivamente no trabalho de composição das personagens específicas.

Caso semelhante pôde-se notar em Lado a Lado. Apesar de já se passarem 04 anos desde A Favorita, a vilã Flora tornou-se icônica para o telespectador brasileiro. E, mesmo descansando a imagem por um tempo, Patrícia Pilar ousou como poucas vezes se viu ao retornar à TV repetindo uma vilã. Os riscos eram grandes, pois parece evidente que o público e a crítica iriam comparar Constância a Flora, como vem ocorrendo. Mas não é que, para grata surpresa de todos, a atriz mostrou seu talento e compôs sua atual vilã de uma forma quase paradoxal a inesquecível parceira musical de Donatela? Constância não lembra em nada Flora e é como se fossem interpretadas por pessoas diferentes.

Caso semelhante e sem os meandros que uma vilania permite é o de Marjorie Estiano. A atriz estava no ainda outro dia como a Manuela, co-protagonista de A Vida da Gente e, meses depois, retorna no mesmo horário novamente como co-protagonista de Lado a Lado. Laura, assim como Manu, vive a tirania da mãe, refém por ter de fazer as vontades da família em detrimento daquilo que gostaria para si. Personagens muito semelhantes e que apresentam riscos, pois o caminho mais simples era o de manter composição semelhante. Marjorie decidiu ousar, fugiu do lugar-comum e deu a Laura trejeitos diversos do que se via em Manu. A expressão facial, o tom de voz, tudo é muito diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

Eterna Estrela Patrícia Pillar Copyright © 2011